QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS COM A SAÚDE NO INVERNO?

Data de publicação: 17 de maio de 2022
Fotos: DACIANE ZUCCHI
Créditos: DACIANE ZUCCHI

A transmissão dos vírus da gripe e resfriados são mais comuns. Ela pode acontecer de forma direta, através de gotículas provenientes de espirros ou tosse que são inaladas. E indiretamente, por contato com objetos contaminados e posterior toque em áreas de mucosa nasal, oral e olhos. O ressecamento das vias aéreas é um fator importante na predisposição aos problemas respiratórios no frio. Existem muitas variáveis com relação a facilidade de adquirir uma infecção nessa época. Tanto questões imunológicas individuais, como doenças crônicas, SIDA, neoplasias, grau de nutrição e estresse podem influenciar no risco de infecção. Além das doenças infecciosas, em temperaturas baixas existe uma maior predisposição a complicações de doenças vasculares como angina, infarto, AVC e vasculopatia periférica, devido à vasoconstrição associada ao frio.
São várias as ações que podem ajudar na prevenção, por isso, confiram alguns hábitos para incluir na sua rotina e da sua família:
•    Ingerir em torno de 2 litros de água por dia;
•    Evitar sentir frio, mantenha o corpo aquecido com gorros, mantas, e casacos de acordo com a temperatura;
•    Adotar uma alimentação saudável. Com o frio, o metabolismo corporal fica acelerado e necessita maior aporte de calorias;
•    Praticar exercícios físicos, pois melhora a força muscular e a sua capacidade. Além de também promover benefícios cardiorrespiratórios e auxiliar na flexibilidade e estado de confiança e autoestima;
•    Utilizar umidificadores de ar podem melhorar o ressecamento das vias aéreas;
•    Estar com a vacinação em dia.
•    Usar máscara para quem preferir, inibe e previne vírus e bactérias;
•    Higienize as mãos constantemente.

“Mantenha os cuidados com a sua saúde e a de sua família. Proteja quem você ama.”