Home / Notícias / BOA VISTA DO SUL, MUNICÍPIO DIGITAL
BOA VISTA DO SUL, MUNICÍPIO DIGITAL

Internet por fibra óptica está à disposição de todos

Munícipes poderão navegar na web, além de incrementar sinal de telefonia e TV

Boa Vista do Sul – Todos os moradores de Boa Vista do Sul, na sede e no interior, podem, a partir de agora, assinar o serviço de internet mais moderno que existe: a fibra ótica, podendo optar por velocidades entre 10 e 100 mega. Na noite de 10 de outubro, no Centro de Eventos Municipal, ocorreu o ato de lançamento oficial e assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação, modalidade chamamento público, a Via Telecomunicações Eireli. Estiveram presentes o prefeito e o vice-prefeito do município, Aloísio Rissi (MDB) e Irineu Possamai (PTB), prefeitos e vice-prefeitos de municípios vizinhos, vereadores, secretários, comunidade local e representantes das empresas que prestarão o serviço: a própria Via Telecomunicações, a GPSNet e a Ávato.

Antes mesmo da assinatura, 250 munícipes já haviam aderido ao projeto. O investimento das empresas para puxar as redes de fibra à todas as comunidades será de R$ 600 mil. Para cada munícipe que assinar o contrato, a prefeitura auxiliará com R$ 990,00. Para o morador caberá apenas o pagamento da taxa de instalação, que é padrão em qualquer município, de R$ 400,00, podendo ser parcelado em duas vezes. Quem quiser aderir ao programa pode procurar o setor de Protocolos da prefeitura, ou o escritório da GPSNet em Teutônia.

Tecnologia

O diretor de Mercado e o técnico da Via Telecomunicações, Alexandre Duarte e Alisson Minosso, respectivamente, falaram sobre a empresa, que tem sede em Porto Alegre e mais de 700 km de rede de fibra óptica na Serra Gaúcha, oferecendo, além do sinal de internet, telefonia fixa e digital e TV com a tecnologia de alta definição (HD). “Nosso sistema é totalmente inovador, desenvolvido em conjunto com uma empresa de São Paulo e equipamento importado para atender na totalidade as necessidades da zona rural”, detalhou Duarte. “Com este sistema, a administração municipal proporciona verdadeiramente a inclusão digital”, completou Minosso, que definiu a Via como a maior empresa de tecnologia rural do Brasil, com mais de 15 mil clientes e uma inadimplência praticamente nula.

Da mesma forma, o diretor de Mercado da GPS Net, Névio Stefainski, e o gerente da unidade de atendimento de Teutônia, Júlio Müller, reforçaram os valores e o trabalho da empresa, que nasceu há 21 anos e hoje atende mais de 70 municípios gaúchos.

Futuro agora

Um dos idealizadores do programa, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Fazenda, Roger Wagner, lembrou a realização de 23 reuniões para definir como seria o sistema de fornecimento de internet no município. “A internet é uma ferramenta fundamental para as empresas, para pesquisas de alunos e professores, abre a janela para se comunicar com o mundo, possibilita obter a informação em tempo real, o entretenimento e, principalmente, auxilia na sucessão familiar nas propriedades, evitando o êxodo rural”, apontou, lembrando que os integrados já estão utilizando o sistema da Nota Fiscal Eletrônica e que 70% da renda do município é oriunda do setor primário. “Estamos trazendo o futuro para agora”, emendou Wagner.

O presidente do Legislativo boavistense, Carlos Roberto dos Santos (PTB), destacou a felicidade por ter contribuído, com a aprovação do projeto, para oferecer esta ferramenta aos munícipes no mês em que Boa Vista do Sul completa 23 anos. O vice-prefeito concordou que este é um momento muito importante para o município. “É uma reivindicação de longa data. Há seis anos foi uma promessa de campanha nossa. Não conseguimos no primeiro mandato, até pela mudança de tecnologia, mas agora estamos honrando com nosso compromisso”, reforçou Possamai. O prefeito reforçou que “o futuro que queremos é aquele que criamos: ele não cai do céu. Estamos onde estamos por força de nossas escolhas e somos o resultado delas”, frisou Rissi, destacando toda a alegria por poder finalmente oferecer a internet para todos os moradores.

Ao final, o prefeito e o diretor de Mercado da Via Telecomunicações assinaram oficialmente o contrato. A instalação já teve início e os moradores que residem na área da primeira fase do projeto já estão sendo contemplados.

Matéria – Jornal Informativo de Teutônia.

Fotos – Marco Mallmann/Jornal Informativo de Teutônia.

1 IMG_8138 2 IMG_8154  IMG_8164