Home / Notícias / ESCOLA DUQUE DE CAXIAS
ESCOLA DUQUE DE CAXIAS

N20180606_194206o dia 06/06/2018 em Boa Vista do Sul, ocorreu o término da formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). PNAIC é um compromisso formal assumido pelo governo federal, do distrito federal, dos estados e municípios. Sendo de responsabilidade dos docentes e gestores a alfabetização das crianças é indispensável á construção de uma educação efetivamente democraticamente e socialmente justa.
Dado que todas as crianças tem o direito á alfabetização plena até os 08 anos de idade e uma reflexão sobre a importância da participação das formações continuadas de nossos professores alfabetizadores, onde se constitui uma demanda necessária e atual com questões que acompanham essa temática há muitos anos. Por meio das formações do PNAIC, os educadores se apropriaram de um novo conceito em relação à alfabetização, gerando uma proposta diversificada em torno das dimensões da alfabetização relacionados a aprendizagem, nos quais as crianças possam desenvolver a oralidade, escrita, leitura, consequentemente a produção de textos que ajudará a ter grande significado em seu cotidiano, compreendendo então as situações significativas de sua vida social. Com esses encontros o Pacto trouxe resultados significativos no processo de aprendizagem que se encontram no ciclo de alfabetização, que veio para beneficiar no âmbito da educação como processos de ensino aprendizagem de nossas crianças, com reflexões e discussões sobre como ensinar nos dias atuais, e que todos os alunos aprendem, mas de maneiras diferentes, tendo o professor um papel fundamental de oferecer caminhos diferentes para que o aluno alcance o aprendizado conforme sua necessidade.
No incentivo de novas ideias e para que seja despertada ainda mais a forma de ensinar e refletir sobre a prática diária em sala se aula para uma aprendizagem mais fácil para os alunos é de extrema importância que nossos professores tenham seguimento nas formações continuadas, algo que deve acompanhar esses educadores ao longo de sua jornada docente sendo que a troca de ideias e experiências entre eles e formadores foi muito rico, juntamente com o material didático do curso. Sempre é necessário proporcionar na educação um sistema que dê conta da ludicidade, do brincar, do aprender brincando, da especificidade de ser criança.
Na opinião da pedagoga Lisane Bender Andrade Restelli “Acreditamos numa educação de qualidade, com ações continuas, pois através da educação ocorre a transformação, sendo a educação condição de qualidade de vida e garantia de futuro. Esses encontros foram uma grande oportunidade de refletir e perceber a necessidade de continuarmos a mudar a nossa atuação enquanto professor. Possibilitou-se com as intervenções feitas durante o curso de formação, entender que todos os alunos aprendem, contribuindo assim com o crescimento pessoal de cada um.”
“Ser formadora no PNAIC foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências com os professores, profissionais dedicados e que sempre buscam participar de atividades, eventos e cursos para levar o melhor para seus alunos. Os encontros foram conversas, que mesclaram a teoria e a prática, gerando novas aprendizagens e momentos importantes de partilha. Termino com a certeza de que não somente ensinei, mas muito mais aprendi!”. Palavras da formadora, professora Fernanda Alliatti Masutti.
“O PNAIC foi um curso que amplia as experiências culturais das crianças, socializando os seus saberes e conhecimentos, favorecendo a expressão das crianças em todas as formas, valorizando as diferentes linguagens. ocorreu a troca de experiências entre as professoras e aprimora os saberes, aproximando com linguagem e escrita, tudo desenvolvida de forma lúdica. O PNAIC foi de extrema importância para o município, pois trouxe experiências novas e aprimorou o que já é desenvolvido pelas professoras da pré escola. Dito pela formadora, professora Aline Barbosa Cassinelli.
A formação do PNAIC teve a duração de 70 horas presenciais de curso e 30 horas a distância, ministrado pelas formadoras: Aline Barbosa Cassinelli e Fernanda Alliatti Masutti, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias e Escola Estadual de Ensino Médio Marcelino Champagnat.