Home / Notícias / FÁBRICA DE CONSERVAS DE PRODUTOS CÁRNEOS E QUEIJARIA É A PRIMEIRA A OBTER SELO SUSAF-RS

Com o objetivo de possibilitar que agroindústrias que trabalhem com produtos de origem animal possam comercializar seus produtos em todo o Estado do Rio Grande do Sul, o Município de Boa Vista do Sul aderiu ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), em novembro do ano passado, conforme portaria nº 538/2018.
A Agroindústria Rivotorto, que comercializa, além do queijo, conservas de produtos cárneos, e se encontra instalada na localidade da Linha Silveira Martins, é o primeiro estabelecimento do município a conquistar o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS) para a venda de seus produtos.
Para a obtenção do selo e realização do comércio intermunicipal de seus produtos, o estabelecimento obteve a aprovação e indicação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) por meio da entrega de toda a documentação necessária ao setor, da mesma maneira que foram cumpridas, em sua totalidade, as exigências feitas pelo Serviço Oficial quanto às instalações. Com a adesão, tem-se como propósito melhorar ainda mais a qualidade da produção, visando o aumento de seu volume, bem como de vendas, resultando, assim, numa maior geração de empregos dentro do município.
A entrega do selo simbólico cedido pelo SUSAF-RS, junto do certificado de reconhecimento do mesmo, aconteceu na tarde da última quarta-feira, dia 5, pelo Prefeito Municipal Aloisio Rissi, juntamente com a Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Rejane Elisa Bagatini, da médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), Nathalia Schneider, e do escritório municipal da EMATER, representado por Henrique Thomas Queiroz e Liandro Leite Rodrigues.
Essa certificação permite a comercialização dos produtos de origem animal em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul. Conquista como essa, também é uma oportunidade de expansão da produção, além de tornar possível que mais agroindústrias se sintam aptas para saírem da informalidade.
O programa também garante, entre outros, a melhoria da qualidade da produção, bem como o aumento da geração de renda, além de uma adequada organização da cadeia das agroindústrias familiares em um único sistema, contribuindo, dessa maneira, para a sucessão familiar rural.
O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) tem como finalidade a fiscalização industrial e sanitária de todos os produtos que tenham origem animal, preparados, e que estejam à disposição para serem comercializados. A inspeção sanitária e industrial é de responsabilidade exclusiva da médica veterinária do S.I.M. de Boa Vista do Sul. Nathalia, também se dispõe a assessorar empresas e empreendedores que tenham interesse em se adequar às normas sanitárias exigidas em legislação.