Histórico

Pertencente parte a Garibaldi e parte a Barão, o distrito de Boa Vista 27, sonhou por vários anos com sua emancipação. Um grupo de líderes locais abraçou a causa, que finalmente viria a se tornar realidade em 22 de outubro de 1995. Portanto, nesta data Boa Vista do Sul festeja seu aniversário de Emancipação Política. Tendo por berço um local verdejante, cujas belezas naturais são admiradas pelos visitantes, conservou o nome “Boa Vista”, acrescentando “do Sul”, exatamente pela consciência que oferece paisagens que fazem transcender a matéria.

Colonizada por imigrantes italianos tem como tradições, a religiosidade, a família e a cooperatividade. A economia está baseada nas pequenas propriedades rurais, que se dedicam principalmente à avicultura, suinocultura e vitivinicultura, plantação de milho, batatas e outros. Tem como ponto forte a avicultura, que atualmente responde por cerca de 80% da economia. Utilizando técnicas modernas na criação de frangos de corte e assumindo o compromisso de produzir com qualidade, Boa Vista do Sul aparece como o segundo maior produtor de frangos de corte do Rio Grande do Sul.

Boa Vista do Sul orgulha-se da sua gente, voltada ao trabalho e espírito comunitário, que sonha e projeta seu desenvolvimento, baseado no crescimento da qualidade de vida de seu povo. É assim, que a comunidade e o governo fazem deste próspero Município um lugar muito agradável de viver.

Na saúde a Administração Municipal disponibiliza aos munícipes atendimento médico em três Postos de Saúde, sendo um na Sede e os outros dois no interior, em São Luiz de Castro e São José de Castro. Além disso, adquiriu uma área de terras em Trípoli São José onde futuramente será edificada outra unidade de atendimento médico. A Secretaria de Saúde conta com amplo quadro de profissionais especializados em diversas áreas. Além disso, subsidia medicamentos aos munícipes, auxilia no transporte de pacientes e em exames.

O setor educacional configura-se igualmente como muito importante em Boa Vista do Sul, merecendo atenção especial por parte dos governantes. Atualmente são sete escolas municipais, com destaque para a Escola Duque de Caxias, na Sede, a qual conta com três módulos. No complexo, além de salas de aula, há laboratórios de informática e ciências, biblioteca, auditório, refeitório, entre outros. Uma das mais importantes iniciativas da Pasta é o Projeto Desportivo Pela Vida, com as práticas de futsal, futebol de campo, xadrez, bochas, artes marciais e jogos recreativos. Além de manter os jovens longe das ruas, proporciona atividades sadias que, no futuro, podem vir a se tornar uma profissão. A Secretaria de Educação realiza ainda o Projeto Mão na Terra, Projeto Informática, Projeto Musicalidade, entre outros.

Ir para o topo