Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 13 de janeiro de 2022
Fotos: Aline Schommer
Créditos: Áureo Antônio Salvi
Na tarde de quarta feira, dia 12 de janeiro de 2022, no Gabinete do Prefeito, foi realizada reunião entre entidades para avaliar a situação do Município de Boa Vista do Sul frente a estiagem que assola o estado do rio grande do sul e para dar subsídios para a elaboração do decreto municipal de situação de emergência que será assinado hoje dia 13.
Da reunião participaram o Prefeito Municipal, Roberto Martim Schaeffer; a Presidente da Câmara Patrícia Lúcia Bagatini (PSD); o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Áureo Antônio Salvi; o Engenheiro Agrônomo Henrique Tomaz Queiroz da Emater/Ascar e Ederson Luís Fonseca Borges, Presidente Do Conselho da Defesa Civil do Município.
Assim como outros municípios da região e do estado, Boa Vista do Sul sofre as consequências da falta de chuva que prejudica a criação de aves de corte; bovinocultura; parreirais, plantações de milho e outros cultivos. Observou-se nos últimos dias o agravamento da situação, com o surgimento de locais com falta de água para o consumo humano, em algumas comunidades do interior.
Com a publicação do Decreto, será possível os agricultores renegociarem dívidas com o Pronaf e Proagro que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência destes fenômenos naturais.
Ainda, o município poderá manter as ações de combate a estiagem, que já vem executando nos últimos dias, como o fornecimento de água através de caminhão-pipa, próprio e terceirizado.
A prefeitura municipal vem fazendo contatos e tomando atitudes visando amenizar a situação atual e pensando no futuro. Estão sendo efetuados contatos com o Governo do Estado, integradoras, empresas e produtores visando construir um programa que atenda ao longo dos anos essa necessidade básica que é a água. Estará sendo elaborado estudo e projeto visando maneiras de fomentar armazenamento de água, como por exemplo elaborar cisternas para captação de água da chuva; medidas de redução bem como de uso correto da água.
Dessa forma, pedimos a população que economize água, utilize de forma correta, caso verifique que existem desvios de finalidade no uso da água potável, denuncie, pois poderá faltar para você e sua família.
Outra atitude que deve ser tomada e repensada por todos é a proteção de fontes, nascentes, cursos d´água (arroios, córregos, rios,...), para tanto pede-se a todos que busquem junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente orientações para a proteção de fontes e nascentes e pedimos que tomem consciência da importância da preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.
Acesse aqui para abertura e acompanhamento de protocolos.
Sistema de geração da Nota Eletrônica no Município de Boa Vista do Sul.
Baixe aqui os modelos de guias do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - Rural e Urbana.