No último domingo 06/06, o boavistense William Fachinelli completou seu segundo Ironman

Data de publicação: 10 de junho de 2021

A prova era válida pelo Asia Pacific Championship e aconteceu em Cairns, Austrália.
Cerca de 3mil participantes competiram. Ironman é uma prova de triathlon que consiste em 3.8 km de natação em águas abertas, seguidos de 180km de ciclismo e uma maratona para terminar, 42.2km de corrida, o tempo limite de término da prova é 17:00h.
Willyam concluiu a prova em 10:18h, sendo 1:02h de natação, 5:28h de ciclismo e 3:38h de corrida. O boavistense relata “fiquei muito feliz com o tempo final da prova, mas principalmente como executei cada uma das modalidades. Há 8 meses participei da mesma prova e havia concluído em 12:15h.Agora foram quase duas 2 horas a menos”.
Descrevendo um pouco sobre a prova, Willyam conta que o resultado da natação foi muito bom considerando as condições do mar, pois o mesmo estava bastante agitado, o que dificultava na respiração e na orientação. O ciclismo foi a parte mais difícil da prova para ele. O percurso já foi considerado o mais bonito do circuito mundial Ironman, pois é todo na costa. No entanto, além da distância que já é desafiadora, os fortes ventos exigiram muita força e resiliência. Em torno do km 40, Willyam começou a sentir dor nas costas e teve que ir administrando a dor e o esforço, para que estivesse bem para correr. A corrida, sem dúvidas, é a parte mais difícil. Por mais que correr seja um dos esportes mais comuns dos triathletetas, depois de 7/8h de prova, tudo muda. “O corpo já não responde mais e a corrida já não está mais nas suas pernas”. Willyam diz: Lembro do ano passado comecei a correr, as costas doíam muito e não tinha muito o que fazer, a não ser alternar a caminhada e o trote, porém esse ano foi diferente. Comecei a correr me sentindo bem e continuei assim, fui até o final. Foi a maratona mais consistente que já fiz na minha vida, inclusive as vezes que corri só a maratona, sem a natação e o ciclismo antes.
Para Willyam a linha de chegada representa não apenas o longo dia, mas toda a jornada. São meses de preparação e abdicação para esse dia. “É uma mudança de estilo de vida e para isso acontecer as pessoas que nos cercam tem que estar conosco. No meu caso, a Juliane Zarpelon, minha namorada, me apoia 100% e me incentiva a melhorar sempre. Nossas famílias também nos dão todo o suporte necessário.”
Willyam sugere que as pessoas que queiram ingressar no esporte, procurem por profissionais que possam ajudar para que tenham uma vida longa e saudável.
Muitas provas foram canceladas ao redor do mundo, mas felizmente no estado de Queensland/Austrália aonde o triatleta mora, as provas foram mantidas devido ao baixo número de casos de coronavírus.
Boa Vista do Sul se orgulha de ter um boavistense indo tão longe em busca dos seus sonhos e realizações.

Portal de Leis e Decretos

Acesso a documentação relativa à legislação municipal.