Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 19 de maio de 2021
Créditos: Taline Rex
Após a troca de bandeira e a liberação para o retorno do ensino presencial, ainda que em modalidade de ensino híbrido, a Escola Duque de Caxias pôde, finalmente, retornar às suas atividades.
Preparados para tal acontecimento desde o início do ano, a escola mais uma vez mostrou-se extrememante organizada e segura, cumprindo todos os protocolos de segurança e sendo aprovada na fiscalização do COE municipal.
A escola possui um totem de álcool em gel na entrada, além de dispensers com o produto em todas as salas de aula e corredores. As lixeiras, que antes exigiam o uso das mãos, foram substituídas por modelos com pedais, e foram colocadas lixeiras específicas para o descarte de máscaras.
Os bebedouros, que antes possibilitavam ao aluno beber diretamente neles, foram substituídos por modelos nos quais cada aluno enche sua garrafa, a qual foi orientado que esteja identificada, para evitar possíveis trocas entre os pequenos.
Todos os corredores foram separados por uma fita e possuem setas de direcionamento, de modo que só haja circulação em um mesmo sentido, evitando assim as aglomerações.
Os horários de lanche foram divididos em três grupos, para que o refeitório não fique lotado em momento algum. Cada banco ou poltrona foi sinalizado com os espaços nos quais os alunos e funcionários podem ou não sentar, mantendo o distanciamento social. O mesmo aconteceu com as classes: as salas de aula foram organizadas de modo que comportem apenas 50% de seus alunos e o afastamento entre as carteiras foi medido e marcado no chão, prevenindo que os alunos arrastem os classes para fora do limite permitido. Cada aluno recebeu duas máscaras e a troca é feita no meio do turno.
Todas as turmas, mesmo as com poucos alunos, foram divididas em grupos A e B. Cada grupo tem uma cor. Os pais dos alunos receberam um calendário no qual foram pintados os dias que cada grupo deve comparecer na escola. Desse modo, o grupo vai até a escola em um dia e no dia seguinte faz atividade à distância, enquanto aquele grupo que estava à distância, vem fazer atividades presencialmente.
Muitos pais que haviam falado que não trariam os filhos quando foi feita a pesquisa sobre o retorno presencial acabaram mudando de ideia ao ver a organização da escola, afirmando que agora sentem-se mais seguros para voltar à escola, o que é de extrema importância para a aprendizagem dos alunos.
Na quinta-feira dia 29/04 foi realizada a reunião com os pais e responsáveis das turmas de primeiro e segundo ano, que retornaram na segunda-feira dia 03/05. Nessa mesma segunda-feira, as turmas de educação infantil também inciaram suas atividades presenciais e a reunião com os responsáveis foi na sexta-feira, dia 30/04.
Na segunda-feira dia 03/05 e na terça-feira dia 04/05 aconteceram as reuniões com as turmas de anos iniciais e anos finais, respectivamente. As turmas de terceiro, quarto e quinto ano retornaram para escola na terça-feira e os anos finais retornaram na quarta-feira.
Na semana seguinte, a pedido da direção, estiveram na escola a secretária da saúde, Vanessa Simone Erbes Frübel e a enfermeira chefe Cristiane Cecin, para realizar uma palestra aos alunos e professores sobre os cuidados, prevenção, sintomas e orientações em relação a pandemia do Coronavírus. A atividade contempla o “Programa Saúde na Escola”.
A equipe Duque de Caxias está muito feliz por receber seus alunos novamente, reconhecendo que será muito diferente do que era antes da pandemia, mas confiantes de que estão fazendo o melhor possível para toda a comunidade diante das atuais circunstâncias. Os alunos mostram-se muito animados com o retorno, empenhados em cumprir todas as regras estabelecidas para a segurança de todos.
Baixe aqui os modelos de guias do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - Rural e Urbana.
Consulte os documentos publicados pela administração municipal das ações de saneamento no município.
Canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a utilização dos recursos municipais, empenhos, diárias e salários dos servidores, entre outros.