As mudanças que a pandemia trouxe

Data de publicação: 9 de junho de 2021

A pandemia da COVID-19 revolucionou muitas áreas, e a educação foi uma delas. Do ensino infantil ao universitário, a suspensão de aulas presenciais culminou numa busca urgente e sem precedentes pela reinvenção nas formas de ensinar e aprender.
Começamos o ano acreditando que haveria a possibilidade de iniciarmos o que chamamos de ensino híbrido, no qual os alunos iriam para a escola em dias alternados. A equipe da EMEF Duque de Caxias logo organizou um folder informativo acerca de todos os cuidados necessários para evitar a propagação do vírus, bem como a definição do calendário para que cada aluno identificasse os dias que estudaria na escola e os dias que estudaria em casa. O folder contava ainda com o nome e contato de toda a equipe escolar, a fim de facilitar a comunicação entre professores e alunos.
Entretanto, como foi decretada a bandeira preta, tornou-se impossível a modalidade de ensino híbrido, fazendo com que novamente a comunidade escolar precisasse se reinventar.
O ano é novo, mas as dificuldades são as mesmas: há certa desmotivação por parte dos alunos, que sentem falta da convivência, da socialização e da afetividade que a escola proporciona. A escola esse no conta ainda com vários novos profissionais: professores que ainda não tiveram a oportunidade de encontrar presencialmente os alunos para os quais lecionam.
Pensando nisso, a equipe diretiva, juntamente com os professores, organizaram uma série de medidas para atender melhor os alunos:
· A cada duas semanas, os professores planejam atividades para cada turma e, num turno definido, eles vão até a escola para organizar a separação do material. Esse material é retirado pelos pais e devolvido duas semanas depois, quando eles comparecem para retirar as próximas atividades.
· Os pais e alunos tem total liberdade para chamar os professores durante o horário escolar para o esclarecimento de dúvidas. Essa comunicação pode ser feita pelo grupo da turma, criado no WhatsApp, ou no privado.
· Os professores organizam chamadas de vídeo semanais via Google Meet com seus alunos, aproveitando esse encontro para a socialização, esclarecimento de dúvidas, explicação de conteúdos e alívio dos sentimentos de angústia, ansiedade e saudade que os alunos têm expressado.
· A equipe diretiva realiza frequentemente reuniões pedagógicas com seus professores para buscar aperfeiçoamentos, troca de ideias e compartilhar propostas, buscando diversificar o fazer pedagógico.
· O uso da tecnologia está sendo cada vez mais bem vista entre todos da comunidade escolar. Por isso, os professores têm apostado em vídeo-aulas, atividades enviadas pelo Google Classroom e a criação de um instagram da escola, a fim de divulgar informações da escola.
A equipe inteira compreende que nada se compara ao convívio diário, a aprendizagem e afetividade que a presença em sala de aula proporciona, por isso não estão medindo esforços para reinventar seu trabalho de acordo com as atuais possibilidades.
Se a pandemia persistir e o ensino presencial continuar não sendo uma possibilidade no decorrer do mês de abril, a escola já planeja uma etapa de atividades muito especiais e diversificadas, repleta de carinho, a fim de motivar novamente os alunos e de mostrar que mesmo de longe, a educação não pode parar.